8.8.10

Livros e discos


Er - Livro: comecei ontem a ler um livro com a transcrição das transmissões do programa que E. M. Forster teve na BBC. Chama-se The BBC Talks of E. M. Forster: 1929 - 1960 A Selected Edition. Forster era muito engraçado. Aquele tipo de graça que parece não intencional, mas que na verdade é bem arquitetada, como qualquer boa criação literária.

Num dos programas ele apresentou a conversa que teve com um policial. A conversa, claro, é criação dele. No fim do texto, eu soube que na realidade vários escritores na época receberam a encomenda de produzir textos para a série "Conversations in Train". Parecido com a série de romances que a Cia das Letras publicou com escritores contemporâneos e suas histórias em diferentes cidades do mundo.

O diálogo com o policial foi apresentado na época, na BBC, pelo próprio Forster e por Bob Buckingham, o amante de Forster que de fato era policial e homem casado. Forster cria falas espirituosas para ele mesmo, brincando com a idéia de repressão que a profissão de Bob passa para as pessoas comuns, como o próprio Forster. Primeiro ele diz que todo mundo tem medo da policiais. Esse medo vem, segundo ele, do inconsciente coletivo, porque todo mundo carrega algum traço, em maior ou menor escala, de culpa. O policial rebate dizendo que seu papel não tem nada a ver com repressão e sim prevenção, para que pessoas como ele, Forster, consigam levar suas vidas adiante, protegidos. A relação polícia vs. punição é o tempo todo colocada por Forster e amenizada por Bob, sendo que o diálogo flui como um verdadeiro flerte entre os dois. Quando Bob fala do quanto precisou ler sobre leis e jiu-jitsu para prestar uma prova e conseguir promoção, Forster se diz espantado. Ele pensava que bastava prender pessoas.

Disco: Swim, do Caribou. Bem feito, criativo, sexy.

Nenhum comentário: