18.7.11

Tentei ouvir e transcrever as músicas desse disco do Pearl Jam, Ten, o primeiro deles. Desisti porque o som me fez lembrar de muita coisa. A década de 90, que, por sincronia, revivo através de cheiros, discos, youtube e simples buscas por pessoas da época no facebook.
A pessoa mais marcante desse tempo morreu faz uns anos. Ele se chamava Jeroan, e dele tenho as melhores lembranças que se possa ter de uma amizade intensa e transformadora. A gente ouvia muita coisa (rádio, K7 no máximo) e conhecia alguns clipes dessa banda. Depois de ler artigos sobre as bandas de Seattle, tenho uma dimensão melhor da palavra zeitgeist. Mesmo sem fazer ideia do que era ou significava grunge, eu e o Jeroan tivemos essa atmosfera como background.   Ele vinha aqui em casa, eu ia com ele pra dele, todo dia, várias vezes ao dia. Pra fazer nada, além de ficar de bobeira. E o mundo preocupado com tanta amizade, tanta inquietação e desligamento do resto. O tempo, a sensação de homelessness, que agora escuto nas músicas do PJ, ajuda a montar parte dessa história. Que ficou comigo.

Nenhum comentário: