5.7.10

Livro com trilha sonora

JJ é um dos persoangens de A Long Way Down, do Nick Hornby. É um dos quatro suicidas que se encontram por acaso no topo de um prédio de Londres numa noite de reveillon. Dos quatro, ele parece o mais hesitante em assumir o motivo que o levou a decidir acabar com a própria vida: sua banda de rock não aconteceu, e ao invés da fama, tornou-se entregador de pizza, já que ser um rock-star foi uma aposta no tudo ou nada (largou a escola para seguir carreira na música). Ele não tem coragem de revelar a verdade de cara, daí mente dizendo que tem pouco tempo de vida, tem uma doença chamada CCR. Ele pegou a sigla de uma de suas bandas favoritas, Creedence Clearwater Revival. Imediatamente busquei a banda e é o que estou ouvindo. Peguei uma coletânea, e é de arrepiar. Tem coisas que lembram Elvis, Cash, já outras são psicodélicas. Deve ter algo a ver com a longevidade da banda. Não conheço ainda nada da história deles. Uma faixa é bastante conhecida: "Have you ever seen the rain". Me fez lembrar de um grande amigo. Outra faixa, mais blues, me trouxe a lembrança de outro, também da melhor época da adolescência. Esse eu reencontrei um dia desses na Treze de maio e foi aquela situação fria-blasé-acanhada. Eu entendo. É estranho encontrar um conhecido que depois de tanto tempo voltou a tornar-se um estranho. Bem, uma das coisas que gosto do Hornby é a sintonia, a antena pra um tipo de cultura e comportamento particular mas sem fronteira geográfica. JJ poderia muito bem ser o antigo amigo que me estranhou na rua, e vice-versa. Life's bigger, though. E falta eu terminar o livro. Ouvir o disco mais vezes. Traçar planos bs.

Nenhum comentário: